Vale a pena ser feliz

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Vale a pena amar os animais


Eu sempre gostei de animais e sempre me interessei pelo mundo desses seres extraordinários que, cada um na sua espécie,mantem um universo tão diferente do nosso, mas com toda uma organização especial. Eu sempre admirei muito as pessoas que lutam pelo animais, seja cuidando deles, ou estudando-os para conhecer o seu mundo, ou denunciando crueldades, ou preparando locais de reserva e proteção, ou ainda tendo um deles como amigo e companheiro. Enfim, eu sempre admirei muito as pessoas com a sensibilidade afinada para compreender e respeitar os animais.
Por isso mesmo, é programa diário meu assistir "Animal Planet", programa de canal de televisão, que se dedica aos vários aspectos da vida animal: curiosidades, características, domadores e treinadores, serviços especializados, animais selvagens, tratamentos diversos, e até concursos e embelezamento de animais de estimação.
Filmes também. Os documentários sobre animais eu não perco um , isso sem falar nos inúmeros livros de contos e histórias envolvendo animais, que sempre me sensibilizam, muitas vezes até às lágrimas.
Qual criança não fica fascinada diante de um animalzinho? Os animais são prestigiados no interesse das crianças, havendo uma estranha comunicação entre elas, que ultrapassa nossos conhecmentos científicos, por mais aproximações que já se tenha feito sobre isso.


O convívio com um animal de estimação é altamente terapêutico, de onde se tem notícias de resultados fabulosos.
Por eu amar tanto os animais, não posso compreeender os maltratos e crueldades impostos a eles, às vezes, até mesmo considerados como "esporte" ou "diversão", como são os casos de rinhas e touradas. Apesar do meu respeito às tradições, a da tourada eu não posso aceitar e entender. Para mim, apesar de toda habilidade artística do toureiro, não admito que pessoas possam se divertir com isso.
Veja só , se você puder assistir até o final (porque eu não pude),as cenas de horror e maldade de uma tourada, extraída do Youtube.(clicando na setinha para cima- canto inferior direito-, abre para cima 3 botões;clicando o primeiro aparecem vídeos relacionados - são 14 vídeos).



Felizmente, a maioria das pessoas tem respeito pelos animais e uma grande parte da humanidade ou já tem um animal ou gostaria de ter, ou está pensando, de alguma forma,em participar de alguma associação que trate de animais. O fato é que pessoas que possuem um animal fala dele de uma forma muito amorosa.

Milan Kundera (escritor tcheco - " A insustentável leveza do ser" entre outros) escreveu a respeito:"Os cães são nossa ligação com o paraíso. Não conhecem o mal, a inveja ou o descontentamento. Estar sentado com um cão numa colina numa tarde gloriosa é estar de volta ao Éden, onde não fazer nada não era tédio- era paz".

Parece que, de todos os animais de estimação, o cão é o mais procurado pelo homem e, realmente, este animal já ocupa lugar de destaque. Veja o vídeo selecionado:



Existem ótimos blogs e sites sobre o assunto. Deixo aqui alguns:

http://verticeredondo.wordpress.com/2009/04/24/os-direitos-dos-animais/

http://adotacao.blogspot.com/2009/07/esses-animais-de-campinas-ja-tiveram.html


http://cachorroblog.wordpress.com/2009/07/14/viaje-com-seu-cachorro/

http://www.filmesdecinema.com.br/filmes-de-animais/

http://anemuva.wordpress.com/2008/11/15/nao-aos-animais-no-circo/

http://www.sosanimal.com/


Adoro poesia e não resisto em colocar uma extraída do blog http://www.blocosonline.com.br/sites_pessoais/sites/lm/anioutros/anipoe029.htm

BEIJA-FLOR

Eu queria...
Por um segundo apenas
Ser esse lindo beija-flor,
Que as flores vai beijando
Distribuindo seu amor.
... que a todos vai beijando
Sem lhes perguntar
Porque são desta ou...
Daquela cor.

Beija-flor
Pequenininho
Tem um grande coração.
Venha cá...
Só um pouquinho...
Pousar na minha mão!!!

Marinez Stringheta

(clique na imagem)

E para encerrar, por hoje, deixo o que o visionário Leonardo da Vinci disse há séculos atrás:
"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem. "
(Leonardo da Vinci)

E mais uma frase:"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
Autor: (Arthur Schopenhauer)

(clique na imagem)


Levic
.

2 comentários:

Lorena de Assis disse...

Por isso sou vegetariana :]

Dyr elL disse...

Saudações virtuais, minha cara :)

É sempre bom conhecer novas caras no mundo dos blogues. É fantástico ver que uma criação nossa chega assim, alem fronteiras, a um país que amo - O Brasil.

O seu blogue tem muito do meu. Poesia, criatividade e originalidade. É uma honra o meu link estar num dos posts mencionados. Muito obrigado.

"O poeta é um fingidor que finge a dor que deveras sente."

E "tudo vale a pena se a alma não é pequena" - Fernando Pessoa.

Aguardo mais comentarios teus, obrigado, Dyr elL *

p.s: o blog n é (só) meu. O autor sou eu, o pioneiro tambem, mas é um todo e uma equipa de quatro ;).
Num futuro ate poderias participar em posts convidados no vertice redondo.

"A arte é o sexo da imaginação" - continua ;)

www.verticeredondo.wordpress.com - o autor