Vale a pena ser feliz

terça-feira, 28 de julho de 2009

Animação na TV- 2ª parte- também vale a pena!


Um dos mais populares desenhos animados do mundo é o Pica-Pau, um folgado e divertido pássaro que divertiu gerações e, ainda hoje, continua a fazer muito sucesso na TV - atualmente passa na Rede Record.

O Pica-Pau é um personagem de desenho animado criado em 1940 pelo cartunista Walter Lantz e distribuído pelos Universal Studios.

Ele surgiu em 1940, mas na TV ele ganhou fama nos anos 60, época que conseguiu um programa próprio.

Os desenhos da MGM estiveram sob a custódia de Sib Tower 12 Productions, empresa também conhecida como o departamento de animação da Metro-Goldwyn-Mayer ou MGM Animation/Visual Arts, que nada mais é do que um estúdio de animação criado em 1962 pelo animador e diretor Chuck Jones. Este nome é lembrado pelas séries de Tom e Jerry, em nova versão.

Em 1950, Charles M. Schulz criou a história de um cachorro da raça 'Beagle' com uma turma de crianças chamada"Peanuts", e Snoopy é o cãozinho de estimação de um deles, que é o Charlie Brown.
As tirinhas de desenhos vieram parar na TV como desenho animado. A história mostra um mundo real com derrotas e vitórias. Na verdade, o Charlie Brown é um garoto que só experimenta o dissabor dos fracassos- é um carinha que nunca conseguiu chutar uma bola.

O Gato Félix( Felix the Cat), criado no tempo do cinema mudo por Otto Messmer obteve um sucesso mundial (antes do Mickey Mouse), como um dos desenhos mais famosos.

Joe Oriolo deu a este personagem um novo impulso com um imaginário mais rico. Então, na década de 50, o mesmo Joe Oriolo foi o responsável pelas séries na TV. No Brasil a série foi apresentada em vários canais de televisão.


Os "Smurfs"(Estrumpfes) são personagens criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford, mais conhecido como Peyo.

Em 1981 foram trazidos para TV por Fred Silverman, diretor da NBC Network e depois os estúdios de Hanna-Barbera fecharam um contrato para produzirem os seus personagens em desenhos.

Já em 1983 chega até nós os desenhos japoneses(mangás e animes) transportadospara as telas de televisão, tornando-se uma invasão, desde Astro Boy até Homem de Aço, Ken o garoto selvagem,com vários nomes de desenhistas. Desde então, o Japão passou a ser considerado como sinônimo de desenho animado.

Em 1986, surgiram os mangás com a história de
Os Cavaleiros do Zodíaco, cujas aventuras foram transfeidas para desenhos animados.

Em 1987 aparecem As Tartarugas Ninjas, que são 4 tartarugas mutantes. As Tartarugas Ninja foram criadas por Kevin Eastman e Peter Alan Laird, dois artistas de quadrinhos independentes norte americanos . Pois bem, eles transformaram as tartarugas em uma história em quadrinhos, mataram o maior vilão da série logo no primeiro número e eventualmente um estúdio de animação viu o potencial dos personagens para serem transformados em série animada e assim foi feito.


O desenho dos tartarugas estreou na televisão estadunidense em 1987 e o resto é história de sucesso.

Qualquer pessoa que gosta de desenhos já ouviu falar dos mangas e animes, cujos traços são de olhos bem grandes e cabelos coloridos. Mas será que é só isso? Os desenhos são de uma delicadeza e de tal forma caprichada nos detalhes que encantam sobremaneira. As histórias dos garotos (mangas)são de lutas e batalhas defendendo algo. As dublagens merecem atenção.

Este mundo da animação é muito vasto e, sem dúvida, falta falar de outros artistas desenhistas e de outros personagens, como Os Super-Heróis da figura abaixo


e a coqueluche para as meninas que foi o desenho das Meninas Superpoderosas.

Mas... quem pode esquecer da Pantera Cor de Rosa? http://www.tvsinopse.kinghost.net/p/pink2.htm

O link abaixo é de um blog que focaliza os desenhos dos quais não falei que vale a pena ver.
http://www.arcadovelho.com.br/Desenhos_Antigos/listagem.htm

E outros maravilhosos:
http://bloganima.wordpress.com/percursores/

http://pipocacombo.virgula.uol.com.br/tag/igor/


http://baconfrito.com/as-animacoes-que-fizeram-historia-na-decada-de-90.html


http://grupoaudienciadatv.wordpress.com/2009/06/09/portal-kids-1%C2%B0-parte/


http://www.anime.com.br/blog/2009/04/anima-tv-anuncia-os-18-projetos-selecionados/

Com certeza faltou enquadrar aqui a série de TV " Os Padrinhos Mágicos", que vai abaixo:



Levic

Nenhum comentário: