Vale a pena ser feliz

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Animação V - Não é só animação americana que vale a pena

Até agora , a ênfase foi dada aos filmes de animação americana, mas é preciso ressaltar que a animação não vive somente dos empreendimentos e artistas americanos. Também a Europa e outros países se dedicaram ao cinema de animação. Basta dizer que o cinema de animação tem suas raízes na França,onde se tem notícia do primeiro filme de animação,com Emile Cohl, com o nome de "Fantasmagorie" (embora já se diga que um russo tenha surgido antes dele - Alexander Shirayev, em 1904) .Parece que ele teve que 'desenhar' no negativo do filme para criar uma espécie de fantasmas ou sombras. A título de curiosidade, achei interessnate compartilhar este vídeo com vocês.


Na França as animações tiveram espaço principalmente com Paul Grimault, com vários filmes, como podem ser vistos abaixo, e que obtiveram grandes aplausos pela suas qualidades. São eles: La Flute Magique(1946),Le Roi et l'Oiseau,Le Messager de la Lumière(1938),Le Petit Soldat(1947), L'épouvantail(1943),La Legende de la Soie(1951),
Le Diamant(1970),Le Chien Molamane(1973)e outros mais.



Os desenhos de René Laloux, em 1973, são os que deram a marca ao cinema francês, entretanto,não foram para frente devido a problemas econômicos.Mas vale a pena assisti-los no video abaixo:



Michel Ocelot realizou em 1998, a sua 1ª longa metragem chamada "Kirikou e a Bruxa( Kirikou et la Sorcière), mas foi com " Os Tres Inventores, uma curta, que ele recebeu o prêmio BAFTA. O filme apresenta bela trilha sonora e riqueza de cenário, tornando-se um presente para os olhos. São seus filmes:» Direção
» Aventuras de Azur e Asmar, As (2006)

» Kirikou - Os Animais Selvagens (2005)

» Kirikou e a Feiticeira (1998)




A infância determinou o destino de Michel Ocelot. O diretor, nascido numa França essencialmente caucasiana em 1943, foi morar na Guiné africana quando tinha seis anos. Encantou-se com as cores fortes e as tradições locais. Cena de "Kirikou e Os Animais Selvagens", uma das principais animações de Ocelot "Minha feliz criação na Guiné alargou minha mente. Estive em contato com cinco diferentes religiões. Até os 12 anos, durante a escola, eu era negro; durante as férias de verão, era branco de novo", afirma, em entrevista antes de chegar ao Brasil, onde foi homenageado no Anima Mundi 2009.



O famoso estúdio francês "Folimage", fundado em 1984 por Jacques-Remy Girerd, que produziu "O Pequeno Circo de todas as Cores"(ganhou o César de melhor curta)também produzou outros filmes, tais como: "O Castelo dos Outros" de Pierre-Luc Granjon, "O Príncipe Pequeno Demais" de Zoia Trofimova. Ainda sob o auspícios de Jacques-Remy, em 1999 realiza o filme "O Rabo do Ratinho" de Benjamin Renner e outros, como:"Migração Assistida"(Pauline Pison)," Bob"(Jean-Pierre Poirel)," Sem Nada por Baixo"(Dewi Noiry)," Tantos Cães"(Stephane Ricard). São filmes recomendados: Mia et le Migou, e A Profecia dos Sapos. Abaixo alguns vídeos:



Après la Pluie” é uma animação produzida em 2008 para fim de estudos, por Charles-André LEFEBVRE, Manuel TANON-TCHI, Louis TARDIVIER, Sébastien VOVAU, Emmanuelle WALKER. Produzida pela l’école des Gobelins. São filmes surrealistas.( extraidos de http://gomademascar.virgula.uol.com.br/category/animacao/

http://virb.com/pablopico/videos/1761259

Muzorama from Muzorama Team on Vimeo.

O que merece destaque são as histórias de Hergé, o criador de Tin-Tin e o seu cachorro Milu. Hergé é , antes de tudo, um cartunista idolatrado na França e Bélgica(seu país de origem) e realmente suas histórias e desenhos em quadrinhos são fantásticas. Espero que vocês gostem de compartilhar a série das aventuras de Tin-Tin que extraí do Youtube.


As animações de" Asterix, o gaulês e Obelix" são criações de Albert Urdezo e René Goscinny, que são histórias em quadrinhos com uma riqueza de detalhes nos desenhos, sendo sua arte admirada no mundo inteiro. A animação veio em consequência dos quadrinhos, mas interessante que não obteve tanto sucesso. Abaixo, uma coleçao de vídeos.



Aqui um link para ver um "live-action" considerado o melhos sobre essa dupla Asterix e Obelix.
http://www.cinecriticas.com.br/?p=1341

Os filmes franceses foram considerados os melhores no Anima Mundi 2009.

Também o já citado Persépolis(post anterior) fez e faz grande sucesso no cinema.

Consulte o blog abaixo para ver um lançamento do diretor Christian Volkman, que recebeu o título de "Renaissance"(animação para adulto, com a técnica motion-capture).
http://www.websapiens.com.br/zomb1e/blog/renaissance-filme-de-animacao-futurista-para-adultos/

Pode-se dizer que as animações francesas estiveram no topo dos filmes europeus, sendo que atualmente a França é o primeiro produtor de filmes animados na Europa e o terceiro do mundo, dando passagem para o Japão e Estados Unidos. O domínio de diversas técnicas e o talento dos cineastas e cartunistas franceses fazem com que a animação tenha um forte desenvolvimento nesta arte.


Levic

Nenhum comentário: