Annecy é uma linda cidade francesa, perto da fronteira da Suíça, onde se realiza anualmente o Festival de Annecy dedicado à arte de animação. Desde 1960, reúne grandes nomes que se apresentam com as novidades dessa arte, que cada vez mais ganha espaço no cinema. Este festival é considerado o mais importante evento de animação do mundo, e portanto seu vencedor ganha muita fama.
Os filmes Valsa com Bashir e Persépolis provaram que o cinema tem público para assistir desenho animado, e a noção de que filme de animação é para criança já perdeu este significado. Só que isso não aconteceu de repente... Toda uma longa história da animação( que antes ficava sob o dominio da Disney e dedicada, sem dúvida, ao público infantil) mostra criadores que marcaram suas películas de animação para os adultos, explorando, entretanto, o underground do palco de exibições, isto é , com histórias de "sexo, drogas e rock'n'roll". Hoje os filmes de animação não precisam se esconder em roteiros alternativos, porque o espaço que foi aberto permite qualquer tipo de história.
Em 1989 surgiu uma animação , inicialmente para tv, que depois ganhou uma longa metragem e que vai dominar por muito tempo ainda, porque introduz cenas do cotidiano do homem comum americano vivendo no mundo atual. É... eu estou falando dos Simpsons. Os aspectos psicológicos que aborda são de extrema identificação com a fragilidade do ser humano, diante de lidar com os seus sentimentos e emoções. Eu diria que Homer é um 'filósofo' e a classe média americana é colocada nas histórias com todas as suas mazelas.
O criador desta série é Matt Groening, cujo sucesso só foi alcançado depois de uma árdua caminhada.
Cada história mostra uma dupla de adolescentes chamados de Beavis e Butt-head, que moram numa cidade com o nome de Highland, uma cidade fictícia em algum ponto da América do Norte. O interessante é que estes adolescentes assistem tv e o desenho é intercalado com o que eles estão vendo na televisão e os comentários que os mesmos fazem. Este cartunista já preparou uma outra série de desenhos, desta vez com personagens opostos, personagens 'vegans'.
Ver a coleção de vídeos abaixo:
A animação chamadaSouth Park foi criada por Matt Stone e Trey Parker, que tem como estrelas 4 garotos que falam palvrões a todo momento, com declarada crítica à sociedade americana. Até o presidente Lula virou personagem da série. Veja abaixo:
Muitos desses desenhos são de uma profundidade ímpar, muitas vezes imcompreendida. Adoro "Os Simpsons", "South Park", e "Wall-e" é singular. É impressionante como a animação tem o poder de tocar-nos tanto emocionalmente quanto intelectualmente.
alegre, feliz e com muita vontade de sempre aprender mais.
Meus outros blogs:
http://osmusicaisdomundo.blogspot.com/
http://diferentedooutro.blogspot.com/
resumodaoopera.blogspot.com
http://valeapena-levic.blogspot.com/
Um comentário:
Muitos desses desenhos são de uma profundidade ímpar, muitas vezes imcompreendida.
Adoro "Os Simpsons", "South Park", e "Wall-e" é singular.
É impressionante como a animação tem o poder de tocar-nos tanto emocionalmente quanto intelectualmente.
Postar um comentário