Vale a pena ser feliz

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Animação... Vale a pena!

Não é qualquer animação... O que eu quero mesmo é falar de filmes de animação. Como gosto desses filmes! Aliás, eu sempre babei em cima de quem desenha, talvez mais até do que a pintura. A pintura tem um significado metafórico ( entre outros), com linguagens mais profundas e complexas do seu entendimento para evidenciar sua visão do mundo. Já os desenhos são mais simples e diretos, com uma mensagem já decodificada pelos seus elementos. Isso sem falar no grafismo que é talvez o mais puro e cru, mas marcantemente artístico, pois em poucos traços têm que expor algo. As crianças que não sabem tão bem usar a simbologia das palavras, são frequentemente acometidas do impulso de desenhar, principalmente usando o grafismo, para expressar melhor os seus sentimentos.

Hoje, com a moderna tecnologia digital, os desenhos passaram a ter movimentos mais naturais, gestos e expressões fisionômicas bem mais elaborados. A semana do Anima Mundi, que se realizou no Rio de Janeiro e agora estando em São Paulo vale a pena ser curtida.
Neste ano, o Anima Mundi vem com muitas novidades.

Na verdade, eu gosto de assistir filmes, vídeos, músicas com animação e curto demais os filmes de longa metragem, como está agora nos cinemas A Era do Gelo III. Eu os tenho todos em minha coleção de vídeos( quase todos, porque me faltam os franceses e italianos principalmente),mas tenho todos os de Walt Disney desde os primeiros até os últimos com a junção ao Pixar.

Os desenhos japoneses são maravilhosos e o estilo do desenho é lindo e inovador( mangá e animes). Veja abaixo como ele são lindos!




Também preciso ressaltar os desenhos de Mauricio de Souza ( genial), com suas histórias que até os adultos se interessam. Isso sem falar na Betty Boop, que é o protótipo da sensualidade em desenho.

E tem também os livros de histórias em quadrinhos e as tirinhas que vem nos jornais e revistas e ainda as caricaturas, que são INCRÍVEIS. A genialidade do artista se revela abertamente.

Sobre isso eu indico os blogs:

http://dramirezblog.blogspot.com

http://cristovaovillela.blogspot.com

http://desenhoecompanhia.blogspot.com

http://www.desenhovoce.com/

http://tirasnacionais.blogspot.com/2009/07/tirinha-mutum_21.html

http://uriadriano.wordpress.com/2008/09/30/desenhos-infantis/


http://comycs.blogspot.com/

Dentre os livros e revistas brasileiros e estrangeiros existem vários. Mas eu destacaria Asterix, o gaulês- As Aventuras de Tintim- e os de Mortadelo - são especiais com desenhos bem característicos de cada ilustrador. Mas isso fica para outro dia...

O que eu quero mostrar hoje, como vale a pena, são os nossos artistas, muitas vezes anônimos, que fizeram animação para músicas conhecidas. Muitas ficaram engraçadinhas e o desenho pueril deu um encanto especial.

Selecionei 12 músicas que usaram o grafismo( provavelmente usando o pobre recurso do paint) com música que vale a pena ouvir. As músicas foram retiradas do Youtube e eu coloco entre parênteses o possível autor da façanha artística. São elas:

1ª parte: músicas que usaram o grafismo

1-Como é grande o meu amor por você- Roberto Carlos (rbdoliveira)
2-Bom senso- Tim Maia (luizberger)
3-Eduardo e Mônica- Renato Russo (mtlemos)
4- João e Maria - Chico Buarque (Nefelibata 82)
5-Codinome Beija-flor- Cazuza (Iranmola)
6-Malandragem- Cassia Eller (luajeniffer)
7-O pato- João Gilberto (erikalobbo)
8-Mais que isso - Ana Carolina (tykas 2xp)
9-Pensando em você- Paulinho Moska (fbinhotravassos)
10-Tiro ao Alvaro- Adoniran e Ellis (cr7carol)
11-A maçã- Raul Seixas (julipicchetluzi)
12-Velha Infância - Tribalistas ( luajeniffer)
13- Balada do Amor Inabalável- Skank (nandicaf)


Como escolher é difícil porque gostei de muitos e assim selecionei também uns com desenhos mais elaborados, que eu estou doida para aprender a fazer.
Veja então:
1- Segredos- Frejat (guerjack)
2- O caderno- Toquinho/Chico Buarque)
3- Dizem que sou louco- Hyldon (HalMed)
4- Túnel do Tempo - Frejat (guerjack)
5- Pedro Pedreiro- Chico Buarque (erkjoazeiros)
6- Só Hoje- J. Quest (natynaty2008)
7-Inverno- Adriana Calcanhoto (alexandremellodesouza)
8-Mina do Condomínio- Seu Jorge (condadocarlos)
9-Aquarela- Toquinho (melindrousa)
10-We will Rock You- Queen
11-Oceano- Guilherme Arantes (guilhermearantes)
12-Domingo no Parque- Gilberto Gil (streetpictures).


E para finalizar deixo essa animação francesa com a música " A quoi ça sert l'amour"( para que serve o amor).


Tchau!

Levic

2 comentários:

Giane disse...

Oi, Leda!

Mais do que nunca, a cada novo post convenço-me que Vale mesmo a Pena ter conhecido seu lindo blog!

Amo animação e desenho e suas dicas de outros lugares para descobrir mais á respeito vão ajudar e muito.

Você desenha, pinta?
Tomara que sim!

O Anima Mundi começou ontem aqui em São Paulo e estou programando de ir lá até domingo.

Beijos mil e Agradeço muito!
Vale a pena ler um post melhor que o outro!!!

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, querida amiga, estou aqui conhecendo todas tuas postagens; teu blog tem muitas coisas pra se ver, muita variedade. Muita música. Estou gostando muito, é agradável. Como são muitos que tenho de visitar, cada dia visito alguns poucos. Certamente voltarei sempre.
Um grande beijo e obrigada - sempre - pelas carinhosas visitas.

tais luso