Vale a pena ser feliz

sábado, 18 de julho de 2009

A moda de Yves Saint Laurent vale a pena!

Acabo de chegar em casa, após ter ido à exposição de Yves Sanit Laurent, no CCBB.
Você quer ver um pouquinho comigo?


Durante minha visita, escuto alguém atrás de mim dizer:" ele tem tudo para se brega, mas isso não acontece". É... E é verdade... a forma como ele combina as cores, o tecido, os drapeados e cortes, os bordados e os acessórios é de muita ousadia, podendo descambar para o brega, mas isso não acontece. Existe uma harmonia entre esses elementos que torna cada traje uma obra de arte. A leveza do corte aliada ao tecido e aos bordados dão um toque de refinamento e bom gosto, exalando uma sensibilidade do autor, que somente um gênio seria capaz de conceber.

Esta exposição "Yves Saint Laurent - Viagens Extraordinárias" é a revelação do universo criativo deste estilista, que foi um símbolo do século 20. A intenção da mostra, a meu ver, é através de figurinos completos comunicar que Yves Saint Laurent foi, antes de tudo, um artista mais do que simplesmente um sinônimo de alta-costura. Assim, suas coleções inspiradas na Àfrica, Índia, Rússia, Ásia, Espanha e Marrocos, em manequins projetados pelo próprio estilista, como também os croquis,revelam uma viagem extraordinária que o visitante faz ao seu mundo artístico.

Um ponto alto da exposição é o vídeo do último desfile no Centro Georges Pompidou, em 2002, mostrando essas coleções num desfile de tirar o fôlego, pois ver 'ao vivo' os manequins da exposição desfilando na passarela é como se ressuscitasse uma época com todo o seu glamour.

Yves Saint Laurent você é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O !

UM POUCO DE SUA HISTÓRIA


Estou precisando falar um pouco da vida deste homem, que nunca viajou e que disse essas palavras ousadas, falando sobre o seu trabalho:
"A roupa mais bonita para vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Para as que não tiveram essa felicidade, eu estou aqui."

Yves Saint Laurent nasceu na Argélia e faleceu em 2008, tendo sido considerado um dos nomes mais importantes na arte de estilista e alta-costura do século 20.

Trabalhou inicialmente com Christian Dior, começando aos 17 anos, e já com 21 anos assume o controle da casa, após a morte do seu mentor. Entretanto isso dura pouco, porque foi convocado para ir à Guerra de Independência da Argélia, mas foi uma desastrada participação, levando-o a um esgotamento nervoso e consequentemente a uma internação psiquiátrica.

Com a participação de Pierre Bergé, seu companheiro e financiador, ele funda em 1962 a sua própria marca. Por volta dos anos 60 a 70, o mundo inteiro já conhecia o seu trabalho, sendo muito elogiado pela inauguração do traje masculino à vida da mulher, com o lançamento do smoking feminino. As mulheres, daí por diante, começaram usar calças compridas.

Outra iniciativa de Yves Saint Laurent foi o de popularizar a sua moda, lançando o "Prêt-à-Porter", que com bom gosto, bom corte e preço acessível, torna possível a aquisição de suas roupas por grande parte das pessoas. Ele também foi o primeiro estilista a usar modelos da raça negra em seus desfiles de moda.

Embora sua ligação afetiva com Pierre Bergé tenha acabado em 1976, a parceria nos negócios continuou sempre, levando a marca YSL a mais de 70 coleções e uma infinidade de produtos de beleza, perfumes e acessórios.

Já com 40 anos de carreira, no ano 2002, o estilista anunciou a sua aposentadoria e apresentou um desfile com uma retrospectiva de todas as suas criações, que foi um verdadeiro show de elegância, mas deixando, assim, o mundo da moda.

St.Laurent morreu em Paris, no ano de 2008, vítima de um câncer cerebral, mas a sua moda e o seu estilo serão eternos.


ALGUNS COMENTÁRIOS OPORTUNOS:
1-Le Smoking"
http://almanaque.folha.uol.com.br/saintlaurent.htm

O célebre smoking feminino originalmente criado em 1966 por Saint Laurent
Sem dúvida, o smoking feminino, apresentado pela primeira vez em 1966 com uma blusa transparente e uma calça masculina, é a marca de Yves Saint Laurent. Depois disso, o traje passou a desfilar em todas as coleções do estilista.

Entre todas as suas criações, "le smoking", como foi chamado, sinalizava uma mudança na forma como as mulheres se vestiriam dali por diante. A liberdade dada por Chanel agora ganhava poder com o novo traje e tudo o que ele representava - uma nova atitude feminina.

Para a inglesa Suzy Menkes, editora do "International Herald Tribune", o smoking foi transformador: "Hoje as mulheres andam normalmente de terno e calça comprida. Isso parece normal, cotidiano, mas na época a mulher era proibida de entrar num restaurante ou num hotel. O smoking, usado até hoje, foi uma provocação sexual, dirigido à mulher que queria ter um outro papel."


2- A MODA DE YVES SAINT LAURENT
Um dos mais importantes estilistas do século 20 acaba de entrar para a história
Texto Natalia Mello
Bookmark and Share
----- PAGINA 01 -----
O estilista aos 36 anos

O mundo da moda ficou mais triste com a morte de Yves Saint Laurent no mês passado. Último remanescente de uma geração de mestres, que inclui Christian Dior e Coco Chanel, sua genialidade aflorou cedo. Em 1955, aos 19 anos, tornou-se assistente do próprio Dior. Aos 21, assumiu a direção criativa da grife e, no ano seguinte, em sua primeira coleção-solo, apresentou o célebre vestido em linha A. Mas foi em 1962, quando inaugurou sua maison, que ele se consagrou como ícone fashion.

Saint Laurent foi mestre em captar as mudanças da sociedade. Entendeu que a alta-costura precisava se modernizar e lançou a primeira loja prêt-à-porter (pronto para usar) em Paris. Também inventou o look safári e fez peças inspiradas em obras de arte. Em 1966, deu mais uma amostra de seu talento: criou o smoking feminino, um clássico até hoje.
http://manequim.2008.abril.com.br/moda/historia-da-moda/historia_da_moda_289593.shtml

3-Vestido da coleção Mondrian, de 1965. “As linhas vigorosas dos quadros caem muito bem no corpo feminino”, dizia Yves Saint Laurent.
4-Lily Marinho abre sua mansão

http://www.terra.com.br/istoegente/edicoes/507/artigo139906-1.htm

No Rio de Janeiro todo mundo sabe que quando Lily Marinho abre os salões da mansão no Cosme Velho o motivo, ou o homenageado, é sempre importante. No sábado 23, a recepção foi para celebrar o Ano da França no Brasil e fazer um tributo a um dos nomes mais importantes da moda: Yves Saint Laurent. O jantar, para 80 convidados, preparado pelo chef Claude Troisgros, também homenageou a estilista Zuzu Angel. Lily recebeu brasileiros e franceses ilustres como Pierre Bergé, companheiro do estilista, morto em 2008. A grande surpresa da noite foi a apresentação de componentes da Unidos da Tijuca, que encantou os franceses. A agremiação ofereceu o show como agradecimento à Lily Marinho que há dois anos doou as fantasias para a ala das baianas da Escola.

6- O questionário Proust:
http://grandeabobora.com/questionrio-de-proust.html


7- YStLaurent cita Proust no seu discurso de despedida:
“Marcel Proust me ensinou que a magnífica família dos nervosos é o sal da terra. Sem saber, eu fiz parte dessa família. É a minha. Eu não escolhi essa linha fatal, contudo foi graças a ela que eu me elevei ao céu da criação, que eu me achei, que eu compreendi que o encontro mais importante da minha vida deveria ser comigo mesmo”.

BLOGS QUE ENRIQUECEM :
http://www.portaisdamoda.com.br/glossario-moda~biografia+de+yves+saint+laurent.htm

http://modabrasiltour.blogspot.com/2009/07/yves-saint-laurent-viagens.html


http://eucomprei.blogspot.com/2009/07/yves-saint-laurent-make-up.html

http://modapraler.blogspot.com/2009/07/yves-saint-laurent-em-viagem-particular.html

http://reverberaquerida.blogspot.com/2009/07/yves-saint-laurent-viagens_08.html

http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/mostrar_noticia.php?id=644

http://www.erikapalomino.com.br/moda/estilistas/index.php?md_estilista_id=20




Música da preferência de Y.St.Laurent- La Traviata - Prelúdio- Maria Callas

Um comentário:

Giane disse...

Olá, Menina!

Que coincidência Feliz!
Ontem conversava com uma Amiga e ela precisava de indicações de sites e reportagens que falassem sobre moda.
Bem, sua matéria de hoje realmente Vale a Pena e vou enviar seu link.

Sem dizer, que Yves Saint Laurent, de fato, é único!

Parabéns e Agradeço por compartilhar!

Beijos mil!!!