Vale a pena ser feliz

domingo, 26 de julho de 2009

Animação III 2ª parte Animação para adulto

Annecy é uma linda cidade francesa, perto da fronteira da Suíça, onde se realiza anualmente o Festival de Annecy dedicado à arte de animação. Desde 1960, reúne grandes nomes que se apresentam com as novidades dessa arte, que cada vez mais ganha espaço no cinema. Este festival é considerado o mais importante evento de animação do mundo, e portanto seu vencedor ganha muita fama.

Os filmes Valsa com Bashir e Persépolis provaram que o cinema tem público para assistir desenho animado, e a noção de que filme de animação é para criança já perdeu este significado. Só que isso não aconteceu de repente... Toda uma longa história da animação( que antes ficava sob o dominio da Disney e dedicada, sem dúvida, ao público infantil) mostra criadores que marcaram suas películas de animação para os adultos, explorando, entretanto, o underground do palco de exibições, isto é , com histórias de "sexo, drogas e rock'n'roll". Hoje os filmes de animação não precisam se esconder em roteiros alternativos, porque o espaço que foi aberto permite qualquer tipo de história.

Em 1989 surgiu uma animação , inicialmente para tv, que depois ganhou uma longa metragem e que vai dominar por muito tempo ainda, porque introduz cenas do cotidiano do homem comum americano vivendo no mundo atual.
É... eu estou falando dos Simpsons. Os aspectos psicológicos que aborda são de extrema identificação com a fragilidade do ser humano, diante de lidar com os seus sentimentos e emoções. Eu diria que Homer é um 'filósofo' e a classe média americana é colocada nas histórias com todas as suas mazelas.

O criador desta série é Matt Groening, cujo sucesso só foi alcançado depois de uma árdua caminhada.

Estou deixando o link abaixo, caso você queira visualizar os diversos clipes desta série.
http://www.mundofox.com.br/br/videos/os-simpsons/o-casamento-de-lisa/26774744001/

Tem também o wiksimpson, que é ótimo.
http://pt.simpsons.wikia.com/wiki/Wedding_For_Disaster


Uma outra série muito controvertida pela crítica é a Beavis and Butthead, criada por
Mike Judge.
Mik» Idade: 46 anos
» Nascimento: 17/10/1962
» País de nascimento: Equador
» Local de nascimento: Guayaquil deJudge
( ele também foi o criador do Rei do Pedaço).foto de Mike Judge Mike Judge

Cada história mostra uma dupla de adolescentes chamados de Beavis e Butt-head, que moram numa cidade com o nome de Highland, uma cidade fictícia em algum ponto da América do Norte. O interessante é que estes adolescentes assistem tv e o desenho é intercalado com o que eles estão vendo na televisão e os comentários que os mesmos fazem. Este cartunista já preparou uma outra série de desenhos, desta vez com personagens opostos, personagens 'vegans'.

Ver a coleção de vídeos abaixo:




A animação chamada South Park foi criada por Matt Stone e Trey Parker, que tem como estrelas 4 garotos que falam palvrões a todo momento, com declarada crítica à sociedade americana. Até o presidente Lula virou personagem da série. Veja abaixo:



Agora, uma amostra do desenho:

"Wall-E" (Pixar), será um marco na história do cinema por levar a animação para adultos a um outro patamar. O grande público começa a perceber que esta mídia dialoga bem com o espectador mais maduro, de forma densa e sensível, esclarecendo à massa que desenhos para adultos não precisa conter só sexo e outros assuntos 'marginais'.

O filme, dirigido por Andrew Stanton, teve seis indicações ao Oscar, entre elas as de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Longa de Animação. Além disso, concorrendo nesta última categoria, faturou o Globo de Ouro, o Bafta --a maior premiação do cinema britânico-- e o prêmio da associação nacional de críticos americanos (National Board of Review).

Nesse aclamado longa, Wall-E é o último dos robôs deixado na Terra pela humanidade para desentulhar e limpar o planeta. Sua vida se resume a compactar o lixo e a colecionar objetos curiosos que encontra durante o trabalho, até que um dia uma nave aparece com Eva, um moderno robô por quem o herói logo se apaixona.

O encontro das duas máquinas leva ambos a uma aventura espacial que mistura romantismo, ternura e crítica social. Com 103 minutos de duração, o filme demorou quatro anos para ficar pronto. Os encarregados de rodá-lo foram os estúdios Pixar, criadores de outras pérolas da animação como "Toy Story" (1995), "Procurando Nemo" (2003) e "Ratatouille" (2007).



O filme que estreia este ano ainda, do diretor Christian Volkman é desse tipo adulto - é um ficção científica, um filme futurista chamado "Renaissance".

Agora, o filme que é o marco da animação é o 'Wall-E" porque ele consolida, então, a revolução nas animações dos grandes estúdios, iniciada com Shreck.

Para ver algum trecho do filme, clique no link abaixo:


http://adisney.go.com/disneyvideos/animatedfilms/wall-e/flash_site.html

O filme de animação stop-motion chamado Corpse Bride - A Noiva Cadáver - fez o diretor Tim Burton assinar mais um filme de animação para adulto, como já tinha feito em "O Estranho Mundo de Jack", outro filme de animação. Ele fará nova versão de Alice, o livro de Lewis Carroll.

E, por último, o filme Coraline. É a história de uma garota entendiada que encontra, por acaso, uma porta secreta que a levará para uma vida alternativa. É uma novela de terror escrita por Neil Gaiman, em 2002, e foi comparada a "Alice no país das Maravilhas" de Lewis Carroll por causa do seu surrealismo. Veja a ficha cinematográfica do filme e o seu trailer. A crítica é bem favorável ao filme.



Levic

Um comentário:

George Luis disse...

Muitos desses desenhos são de uma profundidade ímpar, muitas vezes imcompreendida.
Adoro "Os Simpsons", "South Park", e "Wall-e" é singular.
É impressionante como a animação tem o poder de tocar-nos tanto emocionalmente quanto intelectualmente.