Vale a pena ser feliz

sábado, 1 de agosto de 2009

Animação VI - Em outros países- Leste Europeu

Lendo sobre o Festival de Curta-Metragem de Oberhausen(Alemanha) vi o quanto ele foi e é importante por servir de palco para os iniciantes e como porta de entrada para filmes que não são difundidos pela mídia, como os do Leste Europeu que foram escondidos atrás da Cortina de Ferro e que só agora são expostos mundialmente.

O Anima Mundi deste ano trouxe um recorte dos filmes de animação desses países, principalmente da Estônia, Turquia e Croácia, dificilmente vistos por nós aqui.

Os 22 países que integram atualmente a região chamada Leste Europeu são: Albânia, Armêmia, Azerbaijão, Belrus, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Federação Russa, Georgia, Hungria, Iugoslávia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Polônia, República Tcheca, Romênia e Turquia.
Região marcada por muitas diferenças culturais, vários países faziam parte da antiga União Soviética e atualmente estão sofrendo um processo de reorganização. A antiga Iugoslávia e a Tchecoslováquia são exemplos de países que estão sendo redivididos de acordo com a cultura de cada povo.

O que se sabe de lá, é que esse tipo de filme interessou aos artistas principalmente na Rússia, que se apresenta hoje como o primeiro país a ter feito um filme de animação. Mas eu não explicaria isso tão bem conforme o blog Animação UFS, que espero que vocês leiam para dar continuidade ao pensamento. Vale a pena.

Muitos animadores do Leste Europeu são reconhecidos hoje, conforme pesquisa feita. Entretanto aqui neste post vou mencionar os que mais me impressionaram , como Jan Svankmajer(Praga, 1934) pelo seu humor negro e configurações um tanto 'kafkanianas'. Em 1989 ele criou o filme "Darkness,Ligth, Darkness", que será exibido abaixo, junto a outros seus.



Em 1979 surgiu o primeiro capítulo de "NU,POGODI!",
que anos posteriores se completaria.

Seu criador é o laboratório Soljusmultfilm, na Rússia, e a história é a de um lobo pateta.

Veja abaixo o vídeo desta história, que é muito engraçada, embora nos recorde algo parecido.



Muito antes disso, na Rússia, surgiu uma animação do entomologista Vladislaw Starevicz(1882-1965) que fez, em massa plástica(stop-motion) vários insetos e ele deu o nome ao filme de "The Beautiful Leukanida". Os críticos da época disseram que ele filmara insetos vivos, tal a sua perfeição. Em 1926 ele trabalha com bonecos e em 1934 ele realiza o filme chamado "The Mascot". Abaixo apresento os vídeos de sua coleção, alguns já com a música modificada, mas que alterou a qualidade.


Em 1924, Dziga Vertov faz uma animação que é uma propaganda soviética. Veja abaixo:


Garri Bardin, de origem russa é um expoente nos filmes de animação, utlizando arames, palitos de fósforos e origamis.



A Estônia , que desde 1957 realiza seus filmes de animação,traz para o festival três filmes de Rein Raamat, tais como:The Hunter(76), Big Till(80)e Heli(83). Ele foi aluno de Elbert Tuganov, considerado o pai da animação ne Estônia.


Na década de 80 surge para nós o nome de Alexander Tatarsky, se apresentando nos festivais com animações interessantes. Abaixo uma coleção de seus filmes:



Achei muito bonito e diferente o trabalho feito por um russo, Alexander Petrov um cineasta de animação russo que desenvolve filmes pintando-os a óleo, com os dedos, sobre vidro, quadro por quadro, num estilo que lembra o Impressionismo.

Alexander Petrov começou sua carreira em animação em 1981. As referências literárias são uma constante em seus filmes. Seu primeiro filme “Cow” (1988), explora o relacionamento entre um menino e a vaca adorada por sua família baseado na história do escritor soviético Andrei Platonov.



Bem, deixei para o final o nosso desenhista Rui de Oliveira, e o incluí na lista de filmes do leste europeu porque ele fez estudo e trabalho em Budapeste. Convidado para participar do Anima Mundi apresentou seus trabalhos , incrementando a exposição.

Faço questão de deixar as amostras do seu trabalho em animação, apresentando o filme "Cristo Procurado" e outros. Veja a seguir.



A cultura do Leste Europeu é muito diferente da cultura ocidental e portanto as animações se diferenciam muito do sistema "disney", com temas mais voltados para as questões sociais.

Atualmente, as animações continuam mostrando suas influências sociais e culturais.Tem vários estúdios e animadores dando provas de sua arte, com um trabalho esmerado e de estética bem definida.

Levic

2 comentários:

Giane disse...

Oi, Leda!

Sua série de posts sobre Animação estão - e muito mesmo - Valendo a Pena!
Parabéns, irei linkar lá no Twitter.
Estou adorando!

Beijos mil e Agradeço por compartilhar tanto conhecimento com todos nós!!!

George Luis disse...

É verdade, Leda! Estão muito interessantes!!! Links maravilhosos, uma busca magnífica!!!

Viajei nas animações do Leste Europeu. Como os russos produzem não? Adorei o "Darkness, Light, Darkness"!

Continue!!!
O blog está arrasando!