Vale a pena ser feliz

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Animação - VI parte- Outros países- Dinamarca , Noruega e Suécia

Bom , agora é a vez da Dinamarca.
No post anterior(Alemanha) coloquei o filme "Barry e a Banda das Minhocas"(Disco Ormene) como numa coprodução ALE-DIN, mas é muito mais da Dinamarca, onde o cinema de animação tem bastante frutos. Basta ver na ficha o país de origem, que vem Dinamarca.

Até mesmo o filme "Asterix e os Vikings" tem a marca FRA/DIN, como mostra a sua ficha técnica.
Um novo filme de animação dinamarquês, intitulado «Viagem a Saturno», contém várias alusões satíricas a «todas» as religiões das personagens que participam, exceto o Islã, porque os autores da película temiam represálias muçulmanas.
A única personagem do filme cujas crenças não são satirizadas é Jamil, o muçulmano.
Thorbjørn Christoffersen, um dos três diretores da obra, disse claramente: «É infelizmente impossível fazer troça da religião muçulmana. Penso que a personagem Jamil é muito atacada no filme, mas é correto que não toquemos nas suas crenças. É uma área demasiado sensível, não posso assumir a responsabilidade de a envolver. Tenho de pensar na minha família e no meu local de trabalho. Não sou um lutador, e não gosto de ter muçulmanos em fúria a bater-me à porta.» Sem comentários.





CIRCOLINA E A GRANDE RATINHA
(Dinamarca, 2004, Dir. Jannik Hastrup) – Três ratinhos tentam encontrar sua amiga Circolina que partiu para a Turquia, fugindo do frio da Dinamarca. Emoção, aventura e diversão neste delicado filme de animação.
O MENINO QUE QUERIA SER URSO
(Dinamarca e França, 2002, Dir. Jannik Hastrup) – Inspirado em uma antiga lenda esquimó, esse belíssimo filme de animação vai além do drama do menino que precisa escolher entre ser homem ou urso.

O personagem "Hugo e seus Amigos " é uma animação criada por Flemming Quist Moller e Jorgen Lerdam que agora lança uma longa-metragem chamada "Hugo:O Tesouro da Amazônia.
Hugo é a criatura mais rara do mundo. Mora na selva e adora comer frutas e aprontar com seus amigos macacos Zik e Zak. É também muito esperto, como quando diz que é um animal muito venenoso para não virar jantar de uma cobra.

O longa conta a história de Hugo e sua amiga Rita, a raposa, que vivem em paz numa paradisíaca ilha dinamarquesa. Eles acreditam ter encontrado, finalmente, um lugar seguro. Contudo, nuvens escuras formam-se no horizonte: o ardiloso Dr. Sturmdrang, especialista em psicologia animal, e o perigoso Professor Strix procuram pelo animal mais raro do mundo, Hugo, para vendê-lo o excêntrico colecionador General Maximus.

Hugo - O Tesouro da Amazônia (Jungledyret Hugo: Fræk, Flabet Og Fri)" no site Capital News. Estrelando: Vozes originais


Já da Noruega encontramos a animadora Torill Kove , que em 2006, ganhou o Oscar, em 2007, pelo seu curta.



Na Suécia encontramos os animadores que se apresentaram em festivais e difundiram seus trabalhos.
Assim, temos o vídeoa de Misha Kamp e de Magnus Carlsson.



Uma curta animada de uma caricatura um tanto bizarra, porém muito divertida de genial Magnus Carlsson.



UM PRESENTE PARA WINKY
(Holanda, 2005, Dir. Mischa Kamp) Winky Wong é uma menina chinesa que se muda para a Holanda. Ela precisa se adaptar, aprendendo hábitos e tradições. Quando fica sabendo que as crianças podem pedir o que querem ao Papai Noel, ela faz um pedido quase impossível, difícil mesmo de ser atendido.

Ainda na Suécia:
O GATONAUTA - PETTSON & FINDUS
(Suécia, 2000, Dir. Torbjörn Janson) – Pettson não gostava da companhia de ninguém, mas descobriu o quanto é bom ter um bichinho de estimação. Depois da chegada de Findus, Pettson se envolveu com uma grande bicharada e recebeu visitas inesperadas.



E da Finlândia este aqui, de Laura Neuvonen.



Max & Companhia
é um fulme de longa-metragem feito em coprodução:
Suíça / Bélgica / França / Inglaterra Direção: Frédéric Guillaume / Samuel Guillaume

Max sai em busca de seu pai, que desapareceu logo depois de seu nascimento. Ele chega em uma aldeia onde conhece a senhora Doudou, uma encantadora professora que passa a cuidar dele. Consegue um emprego na fábrica de mata-moscas Bzzz&Co. Mas a fábrica está correndo o risco de fechar, e para impulsionar as vendas de mata-moscas, um perigoso e ganancioso cientista cria um monte de moscas mutantes, que passam a atacar a cidade. Em meio a grande confusão Max descobre que seu pai mora na cidade. Agora Max precisa reunir os moradores da aldeia convencê-los a acabar com os planos malucos do cientista, antes que toda a cidade seja destruída e descobrir onde mora seu pai.


Levic

Nenhum comentário: