Vale a pena ser feliz

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Animação VI- 8ª parte- Índia tem animação?

A companhia Walt Disney e um dos maiores estúdios do cinema indiano, Yash Raj Films, anunciaram uma aliança para produzir filmes de animação com vozes de astros indianos.

A parceria garante que irão juntas produzir e lançar anualmente um filme de animação feita por computação gráfica para o mercado indiano.

Quer dizer que este primeiro Disney feito em Bollywood (India), e que recebe o título de "Roadside Romeo", um filme de animação em hindi , pode ser um delicioso filme que conta a história de Romeu, um cãozinho que estava vivendo o melhor da vida ou melhor dizendo é um cãozinho que sabe aproveitar a vida. Basta ladrar para ter todas as regalias que o dinheiro pode comprar. Mas um dia tudo isso acaba. Seus donos decidem viver na Inglaterra e deixam Romeu ao relento, perdido e sozinho pelas ruas de Mumbai. É, o herói é um autêntico indiano, que mora em Mumbai!

Romeu, afinal, é Bollywood- cinema feito na Índia, para a Índia. Nada de templos ou banho no Ganges. Não é nisso que “Romeu- o vira-lata atrapalhado” investe.O resultado da parceria entre a Disney e a Yash Raj Films Bollywood), mostra que a animação abre mão daqueles estereótipos consagrados. Romeu e seus amigos vivem nos canteiros de obras, aos quais se erguem os prédios iluminados de uma Índia moderna e urbana.

O filme é uma grande mistura de cenas nas quais cães e gatos cantam, dançam e dirigem carros. Vez ou outra surge um diálogo para fazer a trama dar uns passinhos pra frente, mas nada de especial. Depois, volta de novo o rebuliço.
É esse o problema do desenho, que dificilmente despertará o interesse das crianças brasileiras. A produção tem assim os ingredientes clássicos do cinema indiano: música, dança e ação.

Falado em hindi as vozes dos personagens serão feitas por estrelas da Índia, como Saif Ali Khan, que irá emprestar sua voz ao protagonista (o cachorro Romeu), Kareena Kapoor e Jaaved Jaffrey. As canções foram compostas por Salim – Sulaiman e as letras são de Jaideep Sahni.

Apesar da animação estar distante do nosso gosto brasileiro, Romeu tem a seu favor o trunfo do ineditismo, pois não é todo dia que uma animação indiana aparece por aqui.
Talvez, a gente assistindo o filme possa dizer: Vale a pena!



(clique na imagem para aumentar)

Veja trechos do filme , numa única tela:



Mas, antes do "Roadside Romeo" outros filmes já tinham sido feitos. Fica difícil dizer quando começaram as animações na Índia, por isso vamos partir dos trabalhos mais recentes na produção destes filmes.

O grande sucesso de público, e principal responsável para que a animação se tornasse objeto comercial dos produtores, foi o longa "Hanuman".
O filme levou para as telas a história do deus-macaco, um deus de grande importância na Índia.

A partir daí, vieram outros filmes, tais como: "Hum e Tum", "Lord Krishna", "Ghatothkach: Master of Magic", entre outros.

Em breve, estreará nos cinemas indianos a sequência "Hanuman 2" (O retorno de Hanuman). Assista o trailler abaixo e não deixe de conferir os vídeos relacionados.




Para fechar, deixo esta animação que brinca com as culturas americana e indiana.



Vale a pena saber mais de uma cultura tão distante.

Levic

Um comentário:

Anônimo disse...

aah muito legal!adorei o blog.. só não foi comentado um desenho indiano que eu adooro muito: Meena. Ele foi transmitido aqui no Brasil pela tv cultura nos anos 90 e início dos 2000. A animação foi produzida pela UNICEF pela Índia com apoio financeiro da Noruega. A música tema é lindíssima! Fica a dica......