Vale a pena ser feliz

sábado, 29 de agosto de 2009

Ópera Alemã- romantismo- continuação

A tendência que se manifesta nas artes que se chamou de romantismo, aparecendo no final do século XVIII até o fim do século XIX, nasce na Alemanha mas se estende por toda a Europa, principalmente França, Inglaterra e Itália. Essa tendência foi largamente influenciada pela tese do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) de que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe, como também está impregnada de ideais de liberdade da Revolução Francesa (1789).

Muitos compositores românticos eram ávidos leitores e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se estreitamente com escritores e pintores. Não raro uma composição romântica tinha como fonte de inspiração um quadro visto ou um livro lido pelo compositor.

As obras desta época valorizam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, a natureza, os temas nacionais e o passado.

Dando, pois, continuidade a ópera alemã vamos relacionar outros compositores e suas obras.

Franz von Suppé (1819 - 1895) compôs cerca de 30 operetas, 180 farsas, ballets, e outras. As aberturas, especialmente "Leichte Kavallerie (Light Cavalaria)" e "Dichter und Bauer (Poeta e Camponês)", são utilizados em todos os tipos de trilhas sonoras para filmes, desenhos animados , anúncios publicitários. Algumas das suas óperas são realizados regularmente na Europa, como "Peter Branscombe". As óperas "Boccaccio" e "Donna Juanita" são as mais famosas.
O dueto "Florenz hat schöne Frauen" da opereta "Boccacio". Elisabeth Kulman (Boccaccio)e Jennifer O'Loughlin (Fiametta) .




Peter Cornelius (1824 - 1874) foi um compositor alemão que escreveu várias óperas, dentre elas a que fez mais sucesso que é "O Barbeiro de Bagdá", mas infelizamente este sucesso só veio depois de sua morte. As outras duas também famosas são "Der Cid" e "Guntöd". Ele estava convencido de que deveria fazer óperas cômicas como a primeira, mas isso não aconteceu nas outras duas citadas.

Johann Strauss Fº(1825 - 1899) famoso por ter escrito mais de 500 Valsas, polkas, marchas, e quadrilhas. Filho de Johann Strauss I((1804-1849), e irmão dos compositores Josef Strauss e Eduard Strauss.Conhecido como "O Rei da Valsa", foi responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX. Algumas das mais famosas obras incluem The Blue Danube(O Danúbio Azul), Wein Weib und Gesang, Tales from the Vienna Woods, Tritsch-Tratsch-Polka, o Kaiser-Walzer, e da opereta Die Fledermaus (o Morcego).

Johann Strauss Jr. - Die Fledermaus Overture (Abertura de O Morcego), OSRP - Orquestra Sinfonica de Ribeirão Preto.


Escreveu inúmeras operetas e somente uma ópera que é Ritter Pásmán (Knight Pásmán), em 1892. Dentre as operetas mais famosas estão a "Uma noite em Veneza", "O Barão Cigano", e "Sangue Vienense.

Jose Carreras e Andrea Rost, com orquestra sob a regência de Zubin Mehta, nessa linda valsa de Strauss.

Karl Goldmark (1830 - 1915) foi um compositor húngaro. Escreveu algunmas óperas tais como, Die Königin von Saba ("Queen of Sheba") (1875),Merlin (1886),Das Heimchen am Herd (1896), Der Fremdling (1897) ("The Changeling") ,Die Kriegsgefangene (1899), ("The Prisoner of War").

Leo Slezak canta " Magische Töne " da opera "Die Königin von Saba"de Karl Goldmark



Hermann Goetz (1840 - 1876) foi um compositor alemão que compôs duas famosas óperas Der Widerspänstigen Zähmung baseada em Shakespeare (A Megera Domada) e Francesca da Rimini, cujo libreto foi composto por Joseph Victor Wildmann, baseado no Inferno de Dante. Fez inúmeras canções, música de câmara, concertos e sinfonias. A sua ópera Megera Domada é a que fez maior sucesso e foi considerada a sua obra-prima.

Karl Millöcker (1842 - 1899) compôs "O Estudante Mendigo"( Der Bettelstudent) que é uma ópera cômica, em 3 atos com o libreto de Zell e Genée. Ele fez outras óperas também. Ver este grifo colorido.



Engelbert Humperdinck ( 1854 - 1921) foi um compositor alemão, que foi o autor da óperaHänsel und Gretel( João e Maria). Fez também "As Crianças do Rei"(Königskinder), com o libreto de Ernest Rosmer. A mais famosa é João e Maria.





Hugo Wolf (1860 - 1903) foi um músico que estudou no Conservatório de Viena, por apenas dois anos, de 1875 a 1877, mas não se adaptou a disciplina da instituição.
Seu primeiro grupo de canções data de 1877 e 1878. Após compôs as 51 canções sobre poemas de Goethe e as 44 canções espanholas.
Aclamado como compositor de canções, voltou-se para a ópera e, em 1895, terminou sua única incursão neste gênero compondo “O Governador”.

A ópera romântica alemã, assim como o lied, prosseguiu pelo século XIX e à medida que avançava o século, o drama musical wagneriano difundiu-se por toda a Europa. Foi isso que aconteceu nestes posts sobre a Alemanha. No século XX outros compositores vão salientar-se com características românticas. Mas aí já é outro papo.

Levic

Um comentário:

Giane disse...

Sem dúvida, aqui continua sendo um cantinho cheio de muita Arte e Cultura. Vale mesmo á pena frequentá-lo.

Ando com pouco tempo, mas nada impede de visitá-lo sempre que puder.
E para variar, gosto muito de ópera.

Beijos mil!!!