Vale a pena ser feliz

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Animação VI - 4ª parte- Alemanha

A animação na Alemanha começou com Lotte Reiniger(Charlotte Reiniger) , a primeira mulher a entrar no mundo da animação, que em 1926 fez o filme de longa-metragem,vindo constituir a sua obra-prima, o filme chamado de "As Aventuras do Príncipe Achmed". Ela usava figuras de cartão preto ou folha metálica co recortes feiros com a tesoura, formando assim as silhuetas, técnica tradicional na China e na Europa Oriental.

A delicadeza dos recortes impressionam até hoje, tanto mais que sua obra não teve continuadores no cinema, embora a técnica da silhueta tenha vindo a ser renovada.

Em 1918, Lotte criou os ratos de madeira animados para o filme O flautista de Hamelin, de Wegener, um sucesso imediato que lhe facilitou a admissão num estúdio de animação experimental, o Instituto para a Descoberta Cultural. A carreira ascendente a levou até o diretor Fritz Lang e integrou a equipe do filme Os Nibelungos, cuja lenda faz parte da cultura germânica.

Mesmo no contexto do regime nazista, ao qual tentou escapar, Lotte Reiniger continuou a fazer vários filmes de silhuetas, especificamente de óperas, e muitos dos quais não sobreviveram.

Em 1949, ela se instala em Londres onde criou várias curtas-metragens baseadas nos contos do Hans Christian Andersen ou dos irmãos Grimm. Esses trabalhos ainda hoje são considerados como exemplos fundamentais de genialidade, dedicação e rigor.



E outros tantos da mesma animadora:




Existe DVD dos seus filmes.

Em 1942, Hans Fischerkoesen fez uma animação muito linda com uma melodia Weather-Beaten Melogy, estilo' disney'. Sua filmografia é grande e, durante o império nazista, ele fez comerciais encomendados.


Nomes que estão se aprumando nas animações na Alemanha, participando de festivais, em ordem de apresentação na sequência de vídeos( uma única tela): Stefanie Jordan,Thor Freudenthal, Felix Gonnert, Markus Wende, Matias Schreck, Andreas Yykade, Vera Lalyko.


O filme de longa-metragem, que já foi dublado no Brasil recebendo o nome de "Tô de Férias"(Urmell voll in Fahrt) e em inglês Impy's Island é alemão. Ainda não estreou, eu acho. Vê ficha abaixo:

Tô de Férias é uma animação alemã

Em uma pequena ilha dos mares do Sul, um grupo de animais - um pinguim, um lagarto, um pássaro e um elefante marinho - tem suas vidas idílicas interrompidas por Impy, um safado e amável bebê dinossauro.
Tô de Férias
(Urmel voll in Fahrt. Alemanha, 2008)
Direção: Reinhard Klooss, Holger Tappe
Anke Engelke, Oliver Kalkofe, Wigald Boning, Roland Hemmo, Christoph Maria Herbst
Animação/ 84 min./ Livre





"Deu a Louca na Cinderela" é um filme coproduzido entre ALE e USA, e não tem nada haver com um outro com o mesmo título para Chapeuzinho, a não ser a sátira às histórias infantis.( Happily N’ever After, EUA/ Alemanha, 2007)
Sinopse: A animação começa quando Frieda, a madrasta da Cinderella, se cansa do equilíbrio entre o bem e o mal no mundo dos contos de fadas. Ela se une a outros vilões para derrubar os mocinhos. Cinderella (ou apenas Ella) começa a história como a típica dama em apuros, mas é obrigada a se unir ao Príncipe Encantado para defender seu universo. Ella ainda tem a ajuda de Rick, o lavador de pratos do palácio que é, secretamente, seu grande amor. O caso de Branca de Neve é bem parecido, com direito a madrasta má e a uma maçã envenenada, mas mostrados de um jeito cômico. Os sete anões também fazem parte desta trama.

Dentre oa desenhistas alemães desejo ressaltar o que fez as paisagens psicodélicas do filme "Submarino Amarelo" que é Heinz Edelmann. O desenho, que mostra uma viagem alucinógena dos Beatles a Pepperland num submarino, foi um sucesso em 1968 e influenciou toda uma geração de artistas gráficos, inclusive os primeiros realizadores de videoclipes.

O Anima Mundi de 2004 apresentou um vídeo alemão, o "Annie & Bo" , diversão adolescente que mostra a evolução do desenho em computador: perfeitas expressões faciais da jovem Annie.




Thomas Borch Nielsen , conduz pela primeira vez uma animação, o primeiro de seus trabalhos como diretor que chega ao circuito comercial brasileiro. Co-produção entre Dinamarca e Alemanha, o roteiro parte do princípio que minhocas são seres desprezados pela classe dos insetos. Inconformado em ser sempre o motivo de chacota, Barry deseja escapar da sina de trabalhar na empresa de fertilizantes onde todas as minhocas fazem carreira.O filme é "Barry e a Banda das Minhocas", de 2008.



O Prêmio Especial do Júri a Phil Mulloy (Alemanha), compreende o último tomo da saga dos Zogs, extraterrestres de fisionomia e hábitos bizarros, vindos de um planeta que os humanos procuram. Divertido como sempre, não acrescenta muito, porém,em termos gerais, salta à vista a predominância germânica , já que, além da fita de Mulloy, apresentou também o filme No Limits, de Heidi Wittinger, Anja Perl e Max Stolzenbeg (categoria F, genéricos, publicidade e informação), informação colhida em comentários da Festival de Annecy. Ainda apresentou vídeo no festival o diretor abaixo.

The Christmas Dinner
Alemania 2004, 8 minutos in DVD/Beta SP
Direção Elmar Weinhold
Music Andy Groll
Voice Cathleen Gawlich, Santiago Ziesmer
Gênero Animacao, Comedia, Curtametragem, Familia, Romance, Tragicômico
Film tags christmas weihnachten xmas

A mother fox catches a rabbit as the Christmas dinner for her children. However, the charming rabbit manages to convince the fox not to kill him. Just at that moment, the children who are playing nearby damage a cable on an electricity pole. The rabbit is about to make off in all the confusion, but as the cable suddenly rushes towards the fox, he jumps inbetween...


Uma animação que satiriza Adolf Hitler tem causado controvérsia na Alemanha, informou a versão on-line do jornal britânico The Guardian.

Feito pelo ilustrador Walter Moers, o desenho Der Bonker foi um dos mais vistos na internet , e já despertou críticas até entre judeus. Moers é conhecido por seus desenhos em que o ditador aparece como um pequeno e frustrado homem que dá socos no ar toda vez que judeus são mencionados. Veja o vídeo:


Os filmes de animação da Alemanha são poucos em relação a outros países e quando se fala neles lembra-se logo de Lotte Reiniger, que terá exposição este ano em Salvador.

No século XX, a manipulação da arte com objetivos de disseminar propaganda atingiu dimensões tão grandes que em alguns países, toda a arte produzida tinha funções propagandísticas. A animação não foi exceção, e aqui fica um exemplo de desenho animado de propaganda para ridicularizar um inimigo, obviamente, a II Guerra Mundial que levou a que se produzissem imensos desenhos animados de propaganda vindos de todos os lados, mas principalmente da Disney.

Der Fuehrer's Face, Disney, 1943:



Um comentário:

Anônimo disse...

Um outro animador que não foi mencionado no texto é Janosch. Considerado um dos mais importantes ilustradores alemães, e que produziu desenhos que foram exibidos na tv brasileira. O mais conhecido é ''Janosch's traumstunde'' (As histórias do velho urso, no Brasil). O gráfico é muito bonito, lembrando aqueles desenhos feitos por crianças. Vale a pena.

http://a-epiphanya-home.blogspot.com