Vale a pena ser feliz

domingo, 9 de agosto de 2009

A Sétima Arte vale a pena !

"O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho". Orson Welles.



Começa hoje, neste domingo, a 37º edição do Festival de Cinema de Gramado, até o dia 14 de agosto, onde serão exibidos no Palácio dos Festivais trabalhos brasileiros e latinos, todos na disputa pelos troféus Kikitos, que serão entregues no sábado.

A organização do festival admite que, ao mesmo tempo em que
privilegia na competição os chamados “filmes de arte”, encoraja o público a ver de perto os artistas que vêem nas telas do cinema, na televisão e capas de revista.

E assim mais um festival, dentre os vários que se realizam pelo mundo, para avaliar, incentivar, descobrir, ressuscitar e participar das novidades desta arte maravilhosa que constitui a chamada sétima arte.


O cinema é considerado a sétima arte e, sendo assim , eu e, acredito que várias pessoas, questionamos quais seriam as outras seis. Diante de um possível emaranhado de respostas vindas do mundo artístico, uma coisa é inegável: antes do aparecimento do cinema eram reconhecidas seis artes. São elas: a música, a dança, a pintura, a escultura, a literatura e o teatro.

Apesar do cinema ser considerado a sétima, não existe uma ordem exata a ser seguida em questão das outras artes, mas a maioria das pessoas concorda com esta hierarquia,(apenas o cinema ocupa uma posição conhecida, a sétima), no entanto cada pessoa pode tentar ordená-las.

Para mim a música é a primeira, pois desde os primórdios do ser humano, ela é expressada no ritmo e na mensagem. A dança é praticamente indissociável da música, e daí concordo que ocupe o segundo lugar.

Como as formas de expressão, com o surgimento do homem das cavernas, ou seja o ‘homo sapiens’ , eram na maioria as formas tácteis surgiram daí a as artes chamadas de pintura e a de escultura. A constatação é verificada nas peculiares pinturas feitas pelos primatas.

Na quinta e sexta posições teremos a literatura e o teatro, respectivamente. A sétima arte é o cinema. As outras formas expressivas também consideradas artes que foram posteriormente adicionadas são: a fotografia, a arte seqüencial ou banda desenhada ou quadrinhos, jogos de computador e de vídeo e como décima primeira a arte digital (integra as artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).

Essa ordenação das artes, entretanto, gerou uma estranha e até absurda constatação. A oitava e a nona artes são respectivamente, a fotografia e a banda desenhada (o que a gente chama aqui de quadrinhos). Mas como poderá a fotografia estar após o cinema, se este surgiu por curiosidade para dar movimento às fotografias? Mostra-se assim que não é simplesmente cronológica a classificação. Mas é dessa ordem que vem o emaranhado de opiniões artísticas, que não vale a pena entrar na questão.

A arte é um dos pilares da cultura mais antiga e praticada pela humanidade. Está em tudo e em todos os lugares ao nosso redor. Cada arte tem suas diversas maneiras de serem expressadas e todas contribuíram para o desenvolvimento da história e do ser humano.

Conceituar arte é difícil. Mas uma coisa que se entende é que é através dela que são expressadas as mais diversas emoções e que estas nos atingem direta ou indiretamente, muitas vezes sem entender o porquê conscientemente, mas com a emoção saltando pelo nosso corpo.

Eu gosto de todas as artes, cada uma com sua respectiva função causando sua magia nas pessoas. Entretanto, tenho uma disfarçada predileção pelo cinema, esta arte que nos tranposta numa sala escura para uma outra dimensão e somos inebriados por todas aquelas imagens e sons, universos de sonhos e ilusões. E aí a verdadeira imagem artística surge dentro de cada um de nós e dialoga todo o tempo com o nosso inconsciente, criando as nossas interpretações. Existe coisa mais linda do que essa?

O cinema é uma arte jovem, dos tempos modernos. Seu desenvolvilmento foi rápido em comparação às outras artes, que se tem registro desde a antiguidade.

Em traços rápidos podemos estabelecer três fases para o cinema:a estática, a de movimento e a de movimento com enredo.

O cinematógrafo foi inventado pelos irmãos Lumière para dar movimento às coisas paradas, dando assim a base realista do cinema que ora era criado. Depois surgiu a idéia de dar uma base fantasista e graças a George Méliès, em função da sua grande imaginação, a sétima arte tomou um novo rumo. A sua ideia era transformar os sonhos das pessoas em imagens animadas na grande tela. Isso foi um grande avanço para uma arte tão jovem.

Para completar a terceira fase dos pilares do cinema surgiu a inclusão do cômico, introduzindo um personagem com história. Entra , então, as idéias de Max Linder e Charles Chaplin, este confessando que seu grande mestre foi Linder.


Os filmes provocam os espectadores de diferentes formas, não apenas com as imagens, mas também com recursos como os figurinos, a cenografia, a música, os sons, os efeitos visuais, a computação gráfica, a atuação dos atores, a condução dos diretores, o empenho dos técnicos e, finalmente, com a capacidade dos roteiristas em criar histórias envolventes.


O cinema de alto nível nos estimula a pensar e, ao mesmo tempo, nos permite aprender de forma lúdica e prazerosa. É nesse ponto que os filmes se revestem de uma outra condição que é a de permitir, na tradução de suas mensagens, meios que nos proporcionam novas aprendizagens.

Deixo um presente que é a música cantada por Elis Regina, de João Bosco falando da magia do cinema - Bala com Bala.




Levic

Um comentário:

George Luis disse...

Nem preciso dizer que eu simplesmente AMEI!!!