Vale a pena ser feliz

sábado, 8 de agosto de 2009

Hare Baba! Bollywood vale a pena!


“Bollywood” é o termo usado para definir o cinema indiano, uma mistura de Bombaim - antigo nome da cidade de Mumbai, onde se concentra a indústria desse gênero no país – e Hollywood, a capital mundial do cinema.
Os filmes de Bollywood são específicos de apenas uma área e idioma, mas a popularidade desses filmes ao redor do mundo acabou fazendo com que esse termo representasse todo o cinema indiano.

Apesar de ser criticado por distorcer alguns valores culturais, o cinema de Bollywood concentra a maior parte dos lucros de todo o cinema indiano. Sua produção é a maior do mundo (cerca de 800 filmes por ano, só em longa-metragem) e é um raro caso onde os filmes nacionais ultrapassam as bilheterias de filmes estrangeiros.

No momento,o nosso país foi invadido por uma avalanche de informações sobre a cultura indiana, graças à nossa querida e amada televisão. Através da telinha, muitos brasileiros estão tendo o contato com uma cultura diferente, mas não totalmente desconhecida. E um dos principais atrativos indianos do século XXI continua desconhecido para os brasileiros, mesmo que seja um dos mercados mais lucrativos do país: o cinema indiano.

Apesar da indústria cinematográfica indiana estar em voga, resultado do sucesso de "Quem Quer Ser um Milionário?", os filmes bollywoodianos exaltam a riqueza. Já o vencedor do Oscar foi alvo de protestos pois retratou a miséria e a pobreza nas favelas de Mumbai.

O filme ("Slumdog Millionaire"), do britânico Danny Boyle, é o vencedor do Oscar 2009, mas não atraiu muito público no próprio país em que foi rodado, a Índia, que detesta que as câmeras enfoquem coisas como sua imensa pobreza, onde o título do filme na língua indiana foi traduzido para "O Cão das Favelas".

A Índia, com suas ambições de superpotência e muito orgulhosa de seu crescimento econômico, não gosta do que a imprensa chama de ‘ lucros da miséria’, em um país onde 455 milhões de habitantes sobrevivem com menos de 1,25 dólar por dia.

Só para entender o povo, em vez de ficar satisfeito pela vitória do filme, o representante de uma associação de habitantes de um subúrbio de Bihar (leste), Tapeshwar Vishwakarma, apresentou uma queixa contra o astro indiano Anil Kapoor e o compositor da música original, A.R. Rahman,( que aliás é linda) porque o filme é, a seu entender, uma violação dos direitos humanos e da dignidade dos pobres.

Apesar de estar há tanto tempo na produção cinematográfica, pois a Universal mantém uma agência de distribuição de filmes lá desde 1916, o mundo está apenas começando a descobrir o cinema na Índia.

Os anos 50 tiveram um significativo reconhecimento com os diretores Satyajit Ray e Mehboob Khan. Mas foi a partir do fim dos anos 80, quando o mundo conheceu Salaam Bombay! (1988), de Mira Nair, que o mercado internacional passou a voltar seus olhos para a Índia.

Desde então, Mira Nair fez carreira internacional, dirigindo filmes como Feira das Vaidades (2004) e voltando aos temas indianos como Um Casamento à Indiana (2001) e Nome de Família (2006). Outros nomes conhecidos da Índia são Shekhar Kapur, que dirigiu as duas partes de Elizabeth (1998 e 2007) e M. Night Shayamalan, nascido na Índia, mas criado nos EUA.

A Índia já foi indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro por 3 vezes: Em 1957, com Mother India (de Mehboob Khan), em 1988 com Salaam Bombay! (de Mira Nair) e em 2001 com Lagaan (de Ashutosh Gowariker).

Hoje podemos ver um ou outro personagem de características indianas figurando no cinema ocidental , mas a imensidão de títulos indianos ainda está distante de estar disponível no Brasil. No entanto, não é de se admirar que um país de mais de 1 bilhão de habitantes comece a dominar o mundo, pelo menos no que se refere ao cinema.

A grande massa de filmes de Bollywood, há de se supor, ao começar a ser exportada e chegar ao Brasil, resultará em menos espaços para os filmes europeus e brasileiros. O que é uma pena, visto que é questionável quanto destes filmes tem qualidade.

Levic

2 comentários:

Ibirá Machado disse...

Gostei da postagem! Ficou um resumo legal! :)

Espero receber suas visitas também!

http://cinemaindiano.blogspot.com/

George Luis disse...

eu ainda tenho fé de que virá muita coisa boa!