Vale a pena ser feliz

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Animação VI - 3ª parte- Em Portugal

Em Portugal o cinema de animação tem cerca de 60 anos de vida, mas tem tido seus altos e baixos.Em 1923, surge o filme "Pesadelo de Antonio Maria", uma sátira política, tendo como ilustrador Joaquim Guerreiro, e que fixa o nascimento da animação, mas depois ela tem o seu percurso irregular. Somente se desenvolve mesmo a partir dos anos 60, com uma larga campanha publicitária.
Em 1974, destacam-se para o seu desenvolvimento os programas de Vasco Granja e o incentivo do Festival Cinanima, este realizado em Espinho desde 1977. Foi assim que nasceram Regina Pessoa e Pedro Serrazina, dois grandes animadores, dentre vários que são de Portugal. Vale ver a animação de Regina e também do Pedro Serrazina, que é a" história do gato e da lua". O filme de Regina Pessoa virou livro e recebeu muitos prêmios.

A animação em Portugal, embora mais amadurecida hoje, enfrenta dificuldades, principalmente depois do fechamento do estúdio Filmógrafo, fundado por Abi Feijó.

O auge da animação foi em 1999, com a longa metragem "A Suspeita" de José Miguel Ribeiro, que tem grande prestígio e uma boa relação de filmes. Dele também são os desenhos Ratinho Curioso,Passeio de Domingo e Genérico, ambos para o programa "Jardim da Celeste da RTP(Radio e Televisão de Portugal).
Do conjunto dos seus trabalhos ressalta uma excelente qualidade tanto ao nível do desenho, nomeadamente dos cenários lindíssimos do ”Ratinho curioso”, como da criação plástica das marionetes em volume e a da concepção cinematográfica de “A Suspeita”, como ainda ao nível da qualidade da animação do “Genérico”, que viria a ganhar o prêmio na sua categoria.
Veja excertos do filme "A Suspeita" abaixo:



Há quem diga que em Portugal não há uma indústria de animação, mas sim indivíduos engajados nesta arte. Não é muito diferente de outros países...

Em 1991, surgiu uma série chamada "A Maravilhosa Expedição às Ilhas Encantadas" com 40 episódios para TV e realizada por Humberto Santana e Luís da Matta Almeida, que fundaram a produtora Animanostra.

Em 1994, Mario Neves cria uma série de animações para adultos, que se chamou "Desinquietações", sobre relacionamento entre casais, mas a série não teve continuidade. Duas personagens: marido e mulher, casados há mais de cinquenta anos, e ambos reformados. O diálogo entre eles já não existe. A rotina há muito que se instalou, só quebrada acidentalmente por fatos insignificantes da realidade fantástica, que eles mesmos provocam no dia-a-dia, e os deixam indiferentes.
No site abaixo você poderá ver algumas animações para adultos .Vale a pena assistir.

http://ficcoesdoassombro.blogspot.com/


Existe a falta de proteção oficial à animação portuguesa, compensada somente pelo aparecimento da Cartoon Internacional que incentiva as produções europeias. Dentre elas, destaca-se "A Viagem", que apresenta imagens muito bonitas.

"As Aventuras de João sem Medo", uma adaptação da obra de José Gomes Ferreira, não foi prá frente.

A Animanostra realiza vários projetos piloto e por encomenda da RTP, realizou a série Jardim da Celeste, que é dirigido às crianças. Ver abaixo:



Há também que assinalar a presença em animação de Francisco Lança e Joana Imaginário, que fizeram vários desenhos infantis.Clique no colorido.

O primeiro filme de animação de longa-metragem foi chamado de "Até ao Tecto do Mundo, filme premiado no Canadá e nos EUA. Produzido e realizado integralmente em Portugal, é uma criação de Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes, como também é o primeiro filme produzido no mundo com a técnica de animação vetorial 2D.
Neste filme, que chegou a ser apresentado com outra versão no Cinanima 2006, tudo se passa num reino em que tudo é proibido. O herói da história tenta salvar a floresta da aldeia, que está a ser destruída para que o Rei tenha recursos para construir a sua imensa torre. No entanto, ao longo da história, o protagonista acaba por se apaixonar.

Outros links para explorar este tema:
http://www.portugalvivo.com/spip.php?article3541

http://ccavanca.blogspot.com/2008/08/at-ao-tecto-do-mundo-primeira-longa.html

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=30094

http://bibliotecadafeira.blogs.sapo.pt/36444.html

http://filmesportugueses.com/ate-ao-tecto-do-mundo-vence-dois-premios-nos-eua/

A curta-metragem de animação chamada "Cândido", criada por Zepe, ou José Pedro Cavalheiro, tem marcado presença nos festivais. Zepe é considerado um grande desenhista, e já se dedicou à pinturas de cenas do cotidiano de brincadeiras das crianças, conforme mostro abaixo.




O filme "Cães Marinheiros"de Joana Toste e André Ferrão foi selecionado para participar do Festival de Leipzig. O filme conta a história de um casal de cães que tem um marinheiro que lhes guarda o jardim e quando um casal de cães tem um marinheiro à guarda do parque, eles devem mantê-lo a todo o custo. Isto exige afastar-se ou não do mar e, em seguida, sofrer as conseqüências. E a vida tem de continuar. Ela fez, em 2004, o filme "A Dama da Lapa" que ganhou várias indicações e está bem cotado.



Abaixo tem uma seleção de vídeos da RTP, feitos para crianças pequenas.(o personagem Hugo não é português e sim dinamarquês, mas foi cedido a RTP). O objetivo é mostrar o que se vê na tv.





Descobri um artista que fiquei fascinada por ele,porque parece ter uma sensibilidade muito grande para as artes. Seu nome é Pedro Moura. É também desenhista e a sua primeira animação vou colocá-la aí embaixo. Chama-se "Melodia Amarga". Vê se você gosta.

MELODIA AMARGA, Pedro Moura 2008 (Bitter Melody) 10' from Pedro Moura on Vimeo.


Parece, assim, que Portugal está se atirando com fôlego ao cinema de animação, pois vimos o quanto de boa qualidade ele se apresenta. Muitos cineastas novos estão surgindo e está sendo , no momento, mais fácil financiar uma curta-metragem com talentos novos.

Para finalizar deixo a indicação de dois sites:

http://www.ciclopefilmes.com/abi-feijo/textos-escritos-por-abi/animacao-portuguesa-no-cinanima201998

http://www.amordeperdicao.pt/especiais_solo.asp?artigoid=118


Levic

Um comentário:

George Luis disse...

Gente! Esta pesquisa está cada vez mais completa e variada!
Quero mais!!! E a animação de Bollywood? E a chinesa? E a australiana? E a dos países africanos? E as animações árabes? ...
São tantas, né?
Vai dar tempo pra tudo? rs

Tenho que tirar um tempo para ver cada link e cada vídeo sugerido por inteiro!

Leda, você está de parabéns!