Vale a pena ser feliz

domingo, 2 de agosto de 2009

Animação VI - 2ª parte: Em outros países- Espanha e Itália

A Espanha passa a divulgar as suas animações,embora não tenha suficiente bagagem para ser um cinema de inovação. Entretanto, eu me lembro das revistas em quadrinhos de Mortadelo e Salaminho, criados por Francisco Ibáñez que apresentavam histórias adoráveis e que depois, em 2003, foram parar nas telas de cinema pela direção de Javier Fesser. No ano de seu lançamento, os personagens completaram 45 anos e eles são dois agentes secretos bem atrapalhados.

Vale a pena ver trechinhos do filme de Mortadelo e Salaminho. Eles são engraçados.Aliás, ele vai estrear em São Paulo no dia 2/8/09.



Neste ano de 2009, no mês de maio passado, realizou-se em São Paulo a Mostra de Animação Espanhola- a Animadrid- Uma Viagem pela Animação Espanhola. Obras dos diretores Jan Baca e Toni Garriga foram apresentadas e os filmes mais apreciados de Pablo Llorens .O trabalho de animação em stop-motion de Pablo Llorens, um dos mestres contemporâneos desta técnica, é o é o vencedor do Prêmio Goya de Melhor Curta-metragem.
Veja abaixo vídeo deste animador.



Na Itália, as animações vão ter lugar com o grande Bruno Bozzetto que fez inúmeras experiências neste tipo de cinema. Abaixo tem uma coleção de suas animações, inclusive o aclamado "Allegro non troppo".




Neste próximo vídeo, uma coleção de animações italianas. Só pelo idioma vale a pena.
Apresento para vocês um curta divertida do celébre Studio Bozzetto, autor de animações históricas nos anos setenta. Neste podemos ver Looo, um italiano médio, ocupado com a própria cultura cinematográfica…



Um filme de B. Bozzetto muito comentado é o "Allegro, non Troppo", que trata de uma sátira da animação Fantasia, realizada por Walt Disney em 1940. Bruno Bozzetto utiliza os mesmos recursos de Disney, animando peças musicais clássicas e ainda acrescentando uma mordaz crítica social em cada quadro. Em Bolero, de Ravel, nos mostra que a partir de um resto de Coca-cola abandonado por uma nave espacial se desenvolve toda a evolução das espécies e, de maneira crítica e irônica, o aparecimento do homem. Já durante Pássaro de Fogo, de Stravinsky, o diretor satiriza a gênese bíblica de forma a identificar o "castigo divino" com a moderna sociedade consumista (para ver o bolero de Ravel clique nos links abaixo).


http://www.youtube.com/watch?v=-PLlsjyhbLU


http://www.youtube.com/watch?v=y71HAeHjdNA

E abaixo os outros que fazem parte desta "Fantasia".



O Anima Mundi trouxe também alguns desenhos italianos. Consegui alguns para mostrar a vocês. Logo abaixo:



E alguns outros desenhos italianos para a nossa coleção, inclusive o primeiro é de Donato di Carlo que é muito bom, com o personagem Calvin.



Foi convidada para o Anima Mundi, como representante da Itália, a produtora Cristina Buzzelli, responsável pelas séris de animações como: Winx Club( desenhos lindos, imitando os animes),Huntik, Monster Allergy que originalmente era história em quadrinhos, Tommy & Oscar, Maya Fox, Pop Pixie.

A primeira série:


Trechos de Huntik:



A outra série que vou mostrar é Monster Allergy:



Assim, foram mostrados dois países: Espanha e Itália. Ah!... Faltam outros!

Levic

2 comentários:

George Luis disse...

Pena que O Rio não tem essa efervescência cultural que Sampa tem ... Adoraria conhecer a animação do mundo inteiro!

George Luis disse...

Quero assistir "Algro ma non troppo" por inteiro!!!

Muito boa a ideia!