Vale a pena ser feliz

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Tony Ramos está cada vez melhor!



Tony Ramos está cada vez melhor! Sempre vale a pena acompanhar as suas atuações seja em filmes ou em telenovelas, onde ele está com maior frequência. Nem importa, na verdade, o tipo de programa que se assiste porque o importante é ver seu modo genuino de desempenhar os diversos papéis a ele destinados como ator.

Tony Ramos chama-se Antonio de Carvalho Barbosa. Nasceu no estado do Paraná, na cidade de Arapongas a 25 de agosto de 1948. Filho do primeiro casamento de Maria Antonia e Paulo, Tony foi um menino normal, tranquilo, que gostava de futebol, até que veio para São Paulo, com seus familiares e foram morar na cidade de Ourinhos. Aí sua mãe começou a lecionar, e foi por isso, para poder melhorar de posição, que resolveu vir com a família para a capital paulista. E foi aqui que Tony assistiu pela primeira vez a televisão, e se encantou com ela. Aos 16 anos, o jovem estudante de filosofia se encantou com um programa da TV Tupi chamado Novos em Foco, que apresentava pequenos quadros cômicos. Decidiu fazer um teste e passou a se apresentar na atração. Não demorou para que fosse convidado a fazer uma ponta numa novela com Juca de Oliveira. Seu primeiro papel foi de um garoto, filho de Vida Alves e Juca de Oliveira, na novela: “A outra”.

E daí pra frente só foi sucesso atrás de sucesso. Participou das novelas “Irmãos Corsos”, “O amor tem cara de mulher”, “Os rebeldes” , “As bruxas” , “Vitória Bonelli”, “A viagem” , “Os inocentes”, todas ainda na TV Tupi.

Nessa mesma época participou também de projetos especiais, como: “Galileu Galilei” e outros.

Depois, o Tony passou para TV Globo e lá ficou até hoje. A primeira novela que participou na nova emissora em 1977, foi “Espelho Mágico”. Depois, “O Astro”, “Pai Heroi”, “Chega Mais”, “Baila Comigo”, “Champagne”, “Livre para Voar”, “Selva de Pedra”, “Bebê à bordo”, “A próxima vítima”, “Anjo de mim”, "Caminho das Indias" e esta última "Passione".

Fez também miniséries da maior importância, como “Grandes Sertões, Veredas”, inspirado no livro de Guimarães Rosa, e na direção de Walter Avancini, que o considerou magistral.

No teatro fez: “Quando as máquinas param”, “Pequenos assassinatos”, “Grito de liberdade” e ainda, com muito sucesso, fez um musical em que cantava e dançava, sobre a direção de Abelardo Figueiredo, que adorou Tony Ramos.

Trabalhou também em cinema, nos filmes: “O pequeno mundo de Marcos”, “Os diabólicos herdeiros”, “Pequeno dicionário amoroso”, “Noites de verão”, e "Se eu fosse você" e "Se eu fosse você 2" onde atua fazendo um papel feminino com a maior desenvoltura ao mesmo tempo que encarnava um papel masculino também.Vale ainda lembrar sua faceta de apresentador dentro da TV Globo.


Para mim, Tony é o que mais sabe se transformar nos diversos papéis entre os nossos atores.Ele consegue interpretar com igual maestria ricos, pobres, gregos, empresários, indianos e italianos, com uma vitalidade e virtuosismo que a cada interpretação dou sempre uma salva de palmas. E agora, no personagem de Totó de Passione ele consegue passar toda a verdade de um homem de meia idade submetido a uma paixão arrebatadora por alguém mais jovem - a Clara, de Mariana Ximenes.


Por seus gestos e atitudes ele nem precisava falar nada, pois ao assumir um ato sua feições mudam, seu ohar se transforma e sua voz ganha diferentes dimensões, e ganhamos nós, que temos o privilégio de vê-lo em nossas casas, todas as noites.



Admiro o Tony Ramos desde os tempos remotos e sempre fiquei fascinada por ele como artista e também como pessoa, sobretudo a sua postura com o público e seu relacionamento profissional e familiar. Está casado com Lidiane Barbosa há 30 anos e isso para artista é demais!

Todos, diretores e autores, com os quais trabalhou, teceram sobre ele, os maiores elogios. E estes foram muito importantes, como: Daniel Filho, Ivani Ribeiro, Janete Clair, Walter Negrão, Walter George Durst, e muitos outros. Tony, sempre elogiado, sempre cotado, sempre prestigiado. Como prestigiado foi em teatro, nas várias vezes em que atuou.




Não foi a toa que Tony Ramos recebeu o prêmio de melhor ator durante a cerimônia de entrega do prêmio “Tudo de Bom”, promovido pelo jornal “O Dia”, numa festa que reuniu famosos na noite de quarta-feira ,1° de setembro de 2010, no Rio de Janeiro.





Numa entrevista ele declarou:"Sou um homem que adora a vida e que diz a si próprio: Viver vale a pena. E como vale ! ”.
Diante disso, eu só posso dizer que Tony é um homem que engrandece, um homem “cheio de luz”, que vale a pena aplaudi-lo de pé!


Levic

Um comentário:

vale a pena disse...

Foi um enorme prazer fazer esta postagem. Tony ramos me surpreende cada vez mais...