Vale a pena ser feliz

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

As faces de Elymar Santos



Elymar Santos é um desses artistas que tem algo especial na sua trajetória. Gosto sim, gosto dele desde a época que, corajosamente, vendeu tudo que tinha e alugou o Canecão para a sua primeira estréia de grande porte. Ele próprio se alugou para se fazer conhecido.

Ao lado de voz forte e com vieses dramáticos, o que mais fascina nele é a sua energia, a sua comunicação com o público. Não é a toa qua Chico Anisio o definiu como o maior cantor de palco deste país.

Esta semana vivi uma experiência de assisitr a um show de Elymas Santos. Interessante que, embora acompanhe a sua carreira, nunca tenha visto esse cantor ao vivo apesar de suas muitas apresentações. Tomo conhecimento de seus shows através de dvds, os quais possuo e tenho prazer em assisti-los.

Enfim, este foi o primeiro show que assisto dele, realizado num congresso nas Termas dos Laranjais, em Olimpia, SP. Elymar sabe fazer o público receber uma carga de energia usando sua interpretação e às vezes as letras com grande sentido, fazendo-se valer de pausas, silêncios e sorrisos matreiros ao lado da sua bonita voz forte.E assim ele sabe valorizar o que diz ao cantar.
O público percebe como ele deixa escapar que ama cantar, que ama o que faz e delira diante das emoções abertas da troca mágica indispensável à comunicação. É impressionante... e isso para uma platéia conservadora que no entanto capta a solidariedade do artista com o lado 'rebelde' que nele exala ao mostrar que, cantando, o amor aflora e a vontade de viver plenamente brota de forma espontânea. O público se identifica com algo de mistério que envolve o cantor.


Elymar não é apreciado pela 'intelectualidade' que não sabe avaliar o talento genuino de um artista que é formado com os ingredientes do povo de onde ele proveio. Há uma tendência de carimbá-lo como brega, mas na verdade ele canta o que lhe é bonito, independentemente das amarras elitizantes. Assim ele canta Pixinguinha, Cazuza, Ari Barroso, Peninha, Chico Buarque, Maysa, Dolores Duran, Evaldo Gouveia, Miltom Nascimento, Paulo Sergio Valle e outros. Seu estilo é ter liberdade para cantar o que quer.

O seu repertório assim é intelectualizado, pois é riquíssimo abrangendo várias linhas da música brasileira e latina, e que são traduzidas para o seu público de maneira clara no seu modo de interpretar que ninguem imita.

Nos seus shows, ele demonstra ser uma pessoa generosa, que sente solidariedade por astistas esquecidos ou não reconhecidos. Então, em seus espetáculos com multidões, ele abriga artistas convidados resgatando a memória e o respeito do público para os mesmos.

Às vezes, dizem que ele é um cantor de motel, que gosta de cantar o amor ao sexo, usando imagens verbais muito claras para insinuar a união carnal. E daí? Isso não é vida? Não é bonito o amor?

Elymar Santos irradia uma luz que não dá para explicar. Obrigada Elymar por você valer a pena.


E para completar deixo os links da entrevista de Elymar no Jô Soares, de 2008.

http://www.youtube.com/watch?v=994reW-9B6g&feature=related">
http://www.youtube.com/watch?v=h6DQLWjC7Lg">
http://www.youtube.com/watch?v=ajoTgJRzzpE">
http://www.youtube.com/watch?v=9k8yU8zL8Gw
http://www.youtube.com/watch?v=Y17HYV5LBhU&feature=related


Levic

3 comentários:

George Luis disse...

Ótimo texto! Só faltou uns vídeos para ilustras a postagem.

ALEMARIA disse...

ELYMAR SANTOS CONSEGUIU PROVAR QUE É SIM O MAIOR E O MELHOR CANTOR DA MPB, MISTURA DE AMOR, SEXO, CARINHO E RESPEITO ACIMA DE TUDO. AMOOOOOOO MUIITOOOO ESTE CANTOR. ELYMAR MORA SEMPRE DE GRAÇA NO MEU CORAÇÃO

larissa azevedo disse...

Fiquei tão feliz em saber que uma amante de ópera gostou do meu blog...seja sempre bem-vinda, mesmo meus posts sendo raros devido ao meu trabalho.
Abraços!