Vale a pena ser feliz

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Uggy no filme "O Artista"






Existem detalhes que me deixam, às vezes, boquiaberta quando me deparo com a tamanha sensilibidade do autor da obra ao colocar esses detalhes na sua composição e estes virarem elementos inseparáveis do tema central. Confesso que me dá uma inveja de eu não ser tão criativa...E foi o que me aconteceu ao assistir o filme "O Artista", o filme mudo do diretor e roteirista francês Michel Hazanavicius que atinge muitas metas aparentemente impossíveis - como fazer um filme mudo relevante e agradável em 2011- mas principalmente por colocar o cão Uggie como um "ator coadjuvante". Ele faz com que Uggie - assim como Jean Dujardin e Berenice Bejo - apareçam como figuras maravilhosas!

Michel Hazanavicius conseguiu recriar na tela grande a experiência cinematografia em preto e branco, de mais de 80 anos atrás, com estilo, que cativa audiências modernas acostumadas ao colorido e aos recursos dos efeitos especiais explorados atualmente. É um filme sobre o fim da idade silenciosa de Hollywood.

Jean Dujardin é engraçado e comovente e Berenice Bejo é absolutamente radiante, mas a verdadeira estrela do filme é Uggy, o cão. Um bonito e divertido Jack Russell Terrier, ele faz parte integrante da trama, aparecendo como o ajudante nas esquetes de Zorro, acrescentando pungência e humor às cenas tristes, e nos dando motivos para gargalhadas com o seu o seu jeito de agir.



O parceirinho de Dujardin é um verdadeiro profissional, já tendo atuado em doze filmes. Entre suas performances mais conhecidas, destacam-se o seu estilo perfeito de correr, fingir estar morto, buscar ajuda, chamar a polícia e andar de skate. Jean Dujardin explicou, rindo, que com dois hot-dogs se consegue milagres do ator de quatro patas.

Eu que sempre acompanhei as ilustrações de Hergé para "As Aventuras de Tin-Tin" (agora em filme por Spielberg) não pude deixar de me emocionar ainda mais pelas lembranças infantis...Os personagens Tintim (um jovem jornalista) e Milu (seu cachorro) apareceram pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado aos jovens e posteriormente acabou ganhando uma série animada. (Ver blog http://www.tintimportintim.com/).




O filme conta a história de George Valentin (Jean Dujardin) arrojado, bonito, bigode da moda, encantadoramente narcisista, artista famoso do cinema mudo que cai em espiral na sua carreira, com o advento dos 'talkies', da chegada triunfal do cinema falado, onde encontra a vivaz e sorridente Peppy Miller (Berenice Bejo).

Peppy, uma dançarina ambiciosa de olhos maravilhosos, por sugestão de Valentin, adota uma pinta no rosto como toque de beleza, e antes que ela possa entender é o novo rosto da "Revista Variety", uma sensação "talkie 'star", em ascensão.

Seu amor em silêncio por Valentin, um produto do destino e da sorte, é misturado com comédia,
melodrama e com um 'finale' de sapateado que inexplicavelmente não se pode classificá-lo em "musical ou comédia" ou "drama". Aliás, existe uma trilha sonora original, por Ludovic Bource, que ganhou um Globo de Ouro.

" O Artista" estreou no Festival de Cannes 2011, onde Jean Dujardin ganhou o prêmio de melhor ator. Desde então, seguiu-se com um Globo de Ouro de melhor ator. Globos de Ouro foram também concedidos para melhor musical / filme de comédia e melhor trilha sonora original musical - o que só serve para mostrar que o silêncio é de ouro!



Fiel à forma, Uggy roubou a cena mesmo na premiação Globo de Ouro, implorando por um tratamento, enquanto o diretor do filme estava fazendo um discurso. Uggy compareceu completamente nu, com uma única gravata. Entretanto, para o Oscar ele não foi convidado! Ver
maiores detalhes em http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2012/02/uggie-de-o-artista-leva-o-premio-coleira-de-ouro-de-melhor-ator-canino-3663506.html

e

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1049012-cao-uggie-de-o-artista-nao-foi-convidado-para-cerimonia-do-oscar.shtml



Há muito mais para admirar em O Artista é claro, mas Uggy foi a minha parte favorita.

Levic

2 comentários:

George Luis disse...

Realmente é impossível não se encantar com Uggie, o cãozinho mais talentoso que o cinema viu nos últimos anos.
O ARTISTA é um filme que consegue usar uma forma por muitos olhares ultrapassado, mas que prova que com um conteúdo belo e pungente, tudo encontra o seu lugar.
Como diria aquele sábio compositor: O conteúdo dita a forma.

Bravo aos Hazanavicius, Dujardin, Bejo e Uggie!

Tati disse...

Olá, Leda. Vim retribuir a visita e o comentário carinhoso no meu blog. Volte sempre! Gostei muito também do seu espaço. E aposto que ficou contente com as vitórias de O Artista ontem e com a participação MTO especial do Uggie na cerimônia.
Boa semana,
TATI